janeiro 12, 2021

Giro pelo mercado com a YSC

 O ministro da Saúde afirmou que o Brasil pode começar a vacinação contra a Covid-19 três ou quatro dias depois de o imunizante receber a autorização da Anvisa para uso emergencial. A declaração foi dada em Manaus, durante evento para apresentação do plano estratégico de enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

Economia

BC realiza hoje leilão de até 16 mil (US$ 800 milhões) de contratos de swap cambial em rolagem.

Na segunda-feira (11) a Ford Motor Company (FDMO34) comunicou que vai encerrar a produção de veículos em suas fábricas brasileiras, localizadas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e em Horizonte (CE) ainda este ano. Ficarão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, localizado na Bahia, e o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo. As fábricas de Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte (CE). Cerca de 5 mil funcionários devem ser afetados na América do Sul. De acordo com o comunicado no site internacional da norte-americana, “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.

Estados Unidos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e disse que vai anunciar na quinta-feira o plano de vacinação contra a doença. A expectativa é de que 50 milhões de norte-americanos sejam imunizados nos primeiros 100 dias de governo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na 2ª feira (11.jan.2021) uma declaração de estado de emergência para Washington, capital do país, depois que autoridades policiais alertaram sobre eventuais conflitos na posse do presidente eleito, Joe Biden.

Agenda Econômica

A agenda econômica doméstica traz como destaque o resultado da inflação oficial ao consumidor (IPCA) em dezembro e no acumulado de 2020. Também será conhecida a primeira prévia deste mês do IGP-M. Lá fora, o calendário segue fraco.