janeiro 04, 2021

Giro no mercado 2021

 As Bolsas mundiais operam em alta neste momento; o lançamento de vacinas contra covid-19 e novos estímulos trazem otimismo aos mercados, apesar das preocupações com a nova variante do coronavírus e os alarmantes índices de contaminações pelo mundo.

Na Ásia,  os índices têm em sua maioria altas. A China abriu a semana de indicadores, ao anunciar perda de tração da atividade. Ainda assim, o índice dos gerentes de compras (PMI) da indústria seguiu em território expansionista pelo nono mês seguido. O dado oficial desacelerou a 51,9 em dezembro, de 52,1 em novembro, enquanto o calculado pelo Caixin passou de 54,9 para 53, no período. Enquanto o PMI oficial da manufatura saiu do maior nível em três anos, o indicador industrial do Caixin estava no patamar mais alto em uma década. No setor de serviços, o PMI recuou a 55,7 ao final de 2020, de 56,4 no mês anterior, mas segue acima da linha divisória de 50 pelo décimo mês seguido e perto das máximas em mais de dez anos.  O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou que o governo considera declarar estado de emergência para Tóquio e três outras prefeituras da região devido ao aumento de casos do vírus. Ele pediu que restaurantes e bares passassem a fechar às 20h.

Na Europa, as bolsas europeias operam em alta neste momento; investidores monitoram a relação entre Reino Unido e União Europeia após a finalização da separação comercial entre os dois no Ano Novo. Eles buscam sinais de problemas nos fluxos comerciais que poderiam ser causados pelas novas regras e pela nova burocracia. A pandemia de covid continua a ser um tema central. O Reino Unido pretende iniciar nesta segunda a vacinação com o imunizante desenvolvido pela parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford.

Nos Estados Unidosos índices futuros americanos operam no terreno positivo; os Estados Unidos registraram no sábado o seu recorde de novos casos de covid em um único dia, 291.384 no total. O recorde absoluto de mortes do país foi registrado na quarta-feira, 3.808.  Mas estímulos oferecidos pelo Tesouro e pelo Federal Reserve à economia, além da distribuição de várias vacinas contra a covid contribuem para o bom desempenho do mercado, otimista quanto a ganhos em 2021. Investidores também acompanham as eleições no estado da Geórgia na terça (5), que podem conferir a democratas maioria tanto no Senado quanto na Câmara americanas, além da Presidência.