novembro 25, 2020

Mercado opera com cautela com feriado e dados dos EUA

As Bolsas mundiais operam em ritmo moderado neste momento, após a alta recorde do índice Dow Jones, que atingiu a marca de 30 mil pontos pela primeira vez ontem; na quinta-feira (26), as bolsas americanas fecham para o feriado de Ação de Graças, reabrindo durante meia sessão na sexta-feira.

Na Ásia, as bolsas asiáticas os índices tiveram desempenho mistos. O índice Nikkei, do Japão, teve alta de 0,5%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, subiu 0,31%; o Kospi, da Coreia do Sul, caiu 0,62%; o índice Shanghai, da China, caiu 1,19%.

Na Europa, as bolsas europeias operam em alta moderada neste momento. Economias importantes, como Reino Unido, França e Alemanha implementam novas medidas de restrição. A Espanha registrou 537 novas mortes na terça-feira, e a Itália, 853, o maior patamar desde março, quando os dados do país eram acompanhados mundialmente, como exemplo da gravidade que a crise de covid poderia atingir. O governo francês anunciou o afrouxamento limitado do lockdown no país a partir de meados de dezembro. Alemanha e Espanha estudam implementar restrições sobre as reuniões de Natal e ano-novo, em uma tentativa de impedir a propagação do vírus no feriado.

Nos Estados Unidosos índices futuros americanos operam estáveis, na quinta-feira, as bolsas americanas fecham para o feriado de Ação de Graças, reabrindo durante meia sessão na sexta-feira. Ontem o índice Dow Jones atingiu seu recorde, que atingiu a marca de 30 mil pontos pela primeira vez. Notícias positivas sobre as vacinas, bem como o início formal da transição do presidente eleito Joe Biden ao poder – incluindo a escolha de Janet Yellen como secretária do Tesouro – alimentaram o otimismo sobre as perspectivas no curto e médio prazo. Ao mesmo tempo, as restrições para conter o aumento das infecções por coronavírus ameaçam impedir a recuperação econômica global. Os rendimentos dos treasuries caíram e o petróleo WTI se mantém acima dos US $ 45 o barril, enquanto o cobre atingiu seu maior nível desde 2014.

Os futuros internacionais de petróleo WTI (NYMEX:CL\Z20) estão sendo negociados a US$42,50, alta de +0,71%. O Brent (NYMEX:BZ) também opera em alta de +0,88%, negociado a US$ 48,19.