novembro 13, 2020

Mercado nesta sexta feira

 As Bolsas mundiais operam com cautela, ainda reagindo a crescente onda de infecções do coronavírus, forçando muitos países a implementarem medidas restritivas e a expectativa quanto ao andamento da vacina.

Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa em sua maioria, com os mercados receosos quanto ao impacto na economia de uma nova aceleração de contaminações por covid. No Japão, o número de novas contaminações diárias atingiu um recorde na quinta-feira, de 1.660 casos.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em queda de 0,53%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, teve queda de 0,05%; o Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,74%; o índice Shanghai, da China, teve queda de 0,86%. A China parabenizou nesta sexta-feira (13) Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e disse que respeita “a escolha do povo norte-americano”.

Na Europa, nas bolsas europeias , ações de empresas de petróleo e gás, associadas à expectativa de “volta à normalidade” lideram as quedas pela manhã. Economias importantes como França, Reino Unido e Alemanha implementam novos lockdowns, com diferentes níveis de abrangência.

Nos Estados Unidosos índices futuros americanos operam com leve alta neste momento.  O número de novas contaminações diárias continua a bater recordes. Na quinta-feira, foram registrados 163.405 novos casos, segundo dados compilados pelo jornal americano The New York Times. Além disso, não há sinais de que republicanos e democratas estejam se aproximando de um acordo para um novo pacote de estímulos à economia antes do fim do ano. A manhã também é marcada pela notícia de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, é considerado também vencedor no estado do Arizona, agora pelo jornal The New York Times e pela CNN. Dessa maneira, Biden acumula 290 colégios eleitorais, 20 a mais do que o necessário para garantir a eleição presidencial. Com a vitória de Biden no Arizona, o atual presidente, o republicano Donald Trump, tem um argumento mais fraco para questionar o resultado da Eleição na Justiça. Até o momento, ele não reconheceu a vitória de seu opositor.

Os futuros internacionais de petróleo WTI (NYMEX:CL\Z20) estão sendo negociados a US$40,56, baixa de -1,36%. O Brent (NYMEX:BZ) também opera em baixa de -1,03%, negociado a US$ 43,08.