March 03, 2020

Mercados para esta terça feira

Mercados... Bolsas asiáticas encerraram a sessão em terreno positivo, recuperando parte das perdas acumuladas durante a sangria da semana passada. Na zona do euro, bolsas iniciaram o dia com forte viés altista: o STOXX600, índice que abrange ativos de diversos países do bloco, avança mais de 2,5% até o momento. Em NY, futuros registram altas da ordem de 1,2%, indicando que teremos uma abertura forte também para ativos americanos, enquanto o dólar (DXY) apresenta estabilidade no mercado internacional. No plano das commodities, estas dão sequência ao movimento de recuperação
G7 socorre mercados...  Índices de mercado internacionais dão sequência nesta 3ªF ao movimento de forte recuperação verificado ao longo a sessão de ontem. A expectativa em torno de uma atuação coordenada entre os Bancos Centrais e países do G7 contra os impactos do coronavírus é o principal driver desta melhora. Às 9h, as próximas ações a serem tomadas contra a crise trazida pela disseminação pela doença serão debatidas por banqueiros centrais e ministros das finanças do Grupo dos 7, que já tem o respaldo do FMI e do Banco Mundial para colocar o plano para funcionar – as duas instituições dizem estar prontas para providenciar ajuda a países atingidos pelo surto.
BCs em ação...  Após o presidente do Fed (EUA), Jerome Powell, e o governador do BoJ (Japão), Haruhiko Kuroda, declararem sua intenção de agir para mitigar as consequências trazidas pela disseminação do novo coronavírus, foi a vez dos líderes dos bancos centrais da Europa e Austrália de sinalizar a intenção de reforçarem suas atuações nesta frente. No velho continente, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse nesta 2ªF que a instituição “está pronta para tomar medidas apropriadas contra os riscos do coronavírus para as perspectivas econômicas”. Já na Austrália, medidas já foram tomadas. No início desta 3ªF, o BC da Austrália reduziu em 0,5% o juro, levando a taxa à mínimas históricas, acompanhado pela promessa de que mais será feito caso necessário.
Super terça... Hoje irá configurar um dos dias mais importantes para as eleições de 2020 do lado democrata, quando 1/3 dos delegados definem seu candidato preferido para disputar as eleições presidenciais com Donald Trump em novembro. Ao todo, 14 estados e um território norte-americano participarão do evento. Após a desistência de 2 candidatos relevantes (Pete Buttigieg e Amy Klobuchar) a expectativa cresce para uma maior polarização em torno de Bernie Sanders, que lidera a corrida até o momento.
Último pregão
Ibovespa: +2,36% aos 106.625
Real/Dólar: +0,08% cotado a 4,47
DI Jan/21: -19 bps cotado a 6,44%
S&P 500: +4,60% aos 3.090
por Guide Investimentos
■ Commodities  
Minério de ferro: Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +0,86%, cotados em 644,500 iuanes.
Petróleo WTI: +3,10%, a US$ 48,10 (barril).
Petróleo Brent: +2,56%, a US$ 53,23 (barril).

NomePreçoVar(%)
US Dollar vs BRL4,48+0,19%
Euro vs BRL4,98-0,04%
Sterling vs BRL5,73+0,42%
Yen vs BRL0,04+0,77%
blank