February 04, 2020

Mercados asiáticos operaram em alta no pregão desta 3ªFeira



Mercados... Mercados asiáticos operaram em alta no pregão desta 3ªF, com destaque para a bolsa CSI 300 na China, que acumulou alta de 2,6%, recuperando parte das perdas de ontem. Na zona do euro, ativos de risco iniciaram o dia com altas expressivas, e o STOXX600, índice pan-europeu, registra um avanço de 1,0% até o momento. Em NY, futuros também esboçam dia de recuperação para bolsas americanas, com atlas da ordem de 1,0%, enquanto o dólar (DXY) mantém a estabilidade no mercado internacional. No plano das commodities, ativos acompanham tendência altista das bolsas. O petróleo (Brent crude) registra leve recuperação (+0,8%), mas segue negociado próximo dos US$ 55,00/barril - a expectativa de redução do consumo na China em função do vírus já resultou em uma queda de mais de US$ 8,00/barril para a commodity..
Morte em Hong Kong... Os casos do novo coronavírus continuam crescendo e já atingiram os números de 20 mil infectados e 426 mortes segundo a última atualização. Dentre os destaques da manhã no noticiário envolvendo o tema, a primeira morte relacionada à doença foi registrada em Hong Kong - a 2ª fora da China após um homem de 44 anos morrer nas Filipinas neste domingo. Concomitantemente, o número de casos na Tailândia tem acelerado o crescimento e o 1º caso foi reportado na Suíça. Em suma: mantemos a nossa visão de que o problema ainda representa um grande risco ao crescimento global e, apesar da recente retomada dos mercados, ainda é muito cedo dizer que o pior já passou.
Inconsistência nos resultados... As eleições primárias democratas em Iowa - o primeiro termômetro das eleições americanas - ficaram sem resultado após votação de ontem. Segundo o Partido Democrata, foram encontradas inconsistências na contagem e uma nova apuração terá de ser realizada para garantir a acurácia do resultado. No momento, candidatos ficam no limbo e já demonstram certa frustração com o ocorrido. Normalmente, o vencedor no estado estaria se aproveitando do momento para se promover com a conquista.
Copom faz primeira reunião do ano com expectativa em torno da Selic... O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta terça, 4, a primeira reunião de 2020 para definir a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 4,5% ao ano.Amanhã a reunião é concluída. No fim da tarde será informada a nova taxa. Existe a possibilidade de uma nova redução em 0,25 ponto percentual da Selic, para 4,25% ao ano.
Ibovespa futuro sobe mais de 1% nesta terça-feira com alívio no exterior... O Ibovespa futuro (INDG20 – contrato com vencimento para 12 de fevereiro/2020) abriu em alta. No horário acima subia +1,32% aos 116.290 pontos.Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.As Bolsas na Ásia fecharam no positivo. Na Europa, os índices de ações sobem. Na China, o mercado de ações reagiu às medidas de estímulo do Banco Central chinês.Os futuros nos EUA sinalizam abertura em alta nesta terça. 
Fonte: finance news