July 15, 2019

IPO pode ter um papel estratégico no seu plano de crescimento

Entendemos que o IPO não é a finalidade em si, mas um meio viabilizador que pode aumentar a chance e os recursos disponíveis para atingir a visão de longo prazo da empresa. Além do capital, o IPO pode ter um papel estratégico no seu plano de crescimento por meio da credibilidade gerada que tem o potencial de influenciar a relação com reguladores, clientes e talentos.
Aprendizados antes de fazer o IPO:

A governança formal da empresa precisa caminhar em linha com a gestão. Na prática significa: não deixe para pensar na governança e na qualidade dos seus demonstrativos contábeis somente no momento de uma captação. 
Você não precisa se apresentar ao mercado somente quando quiser fazer o IPO. Aproveite eventos relacionados ao tema para apresentar a empresa e demonstrar seualto nível de profissionalização.
Tenha em mente que existe uma grande diferença entre o seu valor intrínseco e o preço de ações, que é sujeito à volatilidade do mercado. No caso do valor intrínseco do negócio você pode, por exemplo, controlar a quantidade e qualidade do serviço que oferece aos clientes como uma medida interna de valor.
Aprendizados depois do IPO:

Combine protocolos com os investidores para manter o cliente como a prioridade da empresa. Por exemplo, “Uma vez por trimestre, vamos rodar para conversar com todo mundo, temos esse fórum, vamos dar essa carta no momento em que…
Enxergue o seu investidor como alguém que pode te ajudar no desenho da estratégia e não apenas alguém para quem você vai reportar. Você pode, por exemplo, fazer perguntas a ele ou ela sobre percepções do mercado e do plano de crescimento para voltar para a empresa com insumos reais.