June 25, 2019

Consumo Consciente















.




Economia por meio de energia limpa e renovável. É com esse propósito 
que a Multiplan inaugura para o VillageMall, o primeiro conjunto de 
usinas fotovoltaicas com capacidade destinada a abastecer por completo um shopping center no Brasil, com potência instalada acima de 8MWp. Localizada em Itacarambi, no norte do estado de Minas Gerais, o parque solar foi construído pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com o objetivo de gerar 100% de energia para o empreendimento, prevendo uma economia de mais de 40%, o que pode representar cerca de R$ 5,5 milhões ao ano.
A preocupação do empreendimento ao optar pelo modelo de energia solar vai além da economia na conta de luz, visa o consumo consciente. A construção do sistema evitará a emissão de 227.655 toneladas de gás carbônico no meio ambiente ao longo de 25 anos de operação. Isso equivale, por exemplo, ao plantio de mais de 418 mil árvores.
Com 25.440 módulos fotovoltaicos, o complexo abrange uma área de 240 mil metros quadrados, o equivalente a 24 campos de futebol, e contará com a tecnologia tracking – estrutura que se move de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares, permitindo a maior absorção possível de radiação.
O projeto conta com uma linha de transmissão de 9,5 km de extensão conectada em 13,8 kV. Projetada para gerar 17,520 GWh por ano, a energia é suficiente para abastecer cerca de 9,7 mil casas.
A sustentabilidade sempre foi um tema relevante para o VillageMall. O shopping já possui, por exemplo, escadas rolantes que operam em processo de diminuição de consumo de energia através de sensores que reduzem a velocidade quando não estão sendo utilizadas.  Há ainda sistema de automação de irrigação e de reuso de água da chuva, equipamentos instalados nas descargas e torneiras de todos os sanitários com acionamento automático visando a economia do consumo de água.
Em relação aos resíduos gerados pelo shopping, todo o volume vai para a área de triagem, onde é segregado e acondicionado em containers de acordo com a classificação por natureza. Por fim, a cobertura verde construída no deck do mall e o projeto arquitetônico baseado em iluminação natural com vidros low-e considerados o recurso mais eficiente para se barrar o calor com aproveitamento da luminosidade natural, já demonstra, desde o seu nascimento, a preocupação do shopping com o impacto ambiental.
Com a construção do complexo solar, o VillageMall reafirma o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, uma preocupação constante da Multiplan, que vem buscando alternativas limpas e fontes renováveis para atender aos seus lojistas e clientes de forma sustentável e inovadora.