Fed sobe juro pela 4a.vez:


O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) subiu nesta quarta-feira (19) os juros, mas previu menos altas no próximo ano, sinalizando que o ciclo de aperto está se aproximando do fim diante da volatilidade nos mercados financeiros e da desaceleração econômica global.


Os juros aumentaram em 0,25% e saíram do intervalo de 2% a 2,25% ao ano para a faixa de 2,25% a 2,5%. Foi o quarto aumento do ano.


Nesta quarta, o Fed ainda revisou as previsões para a economia. O Banco Central dos EUA reduziu a previsão de crescimento para este ano de 3,1% para 3%. 

Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano também deve crescer menos. 

A previsão passou de 2,5% para 2,3%. A decisão de política monetária já era esperada pelo mercado, mas contraria o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Há tempos Trump vem criticando a política de elevação de juros do Fed por enfraquecer o ritmo de crescimento da economia. 

Segundo ele, é necessária a flexibilidade de taxa de juros mais baixa para sustentar a economia dos EUA em meio à batalha comercial conta a China, e potencialmente contra outros países.

Questionado sobre os tuítes de Trump contra o Fed, Powell disse que a política "não influencia de forma alguma" as decisões do Banco Central americano.fonte:G1 

.