FATO RELEVANTE AQUISIÇÃO DOS CAMPOS DE PETRÓLEO DE BIJUPIRÁ E SALEMA

PetroRio_header



 FATO RELEVANTE
AQUISIÇÃO DOS CAMPOS DE PETRÓLEO DE BIJUPIRÁ E
SALEMA
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2015 - PetroRio1, nova marca da HRT Participações em Petróleo S.A. anuncia a celebração de contrato de compra e venda para adquirir 80% de participação sobre os direitos e obrigações dos contratos de concessão dos Campos de Bijupirá e Salema com a Shell Brasil Petróleo Ltda. ("Shell"), sendo a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras a detentora dos 20% remanescentes. Na mesma operação, foram adquiridos, dentre outros ativos, o navio FPSO Fluminense, utilizado na produção de ambos os campos, com capacidade de armazenamento para 1,3 milhão de barris de óleo. Somente após a aprovação dos órgãos reguladores, a empresa passará a ser a operadora dos Campos. 
Com esta transação a PetroRio se torna uma das maiores produtoras independentes do país, operando uma média de mais de 30 mil barris de óleo por dia. Tal fato significa triplicar a produção atual e posiciona a PetroRio como uma das companhias emergentes mais importantes no cenário da indústria petrolífera do Brasil.  
Os Campos de Bijupirá e Salema, situados em lâminas d'água de 480 a 850 m, estão localizados no polígono do Pré-Sal, a apenas 80 km em direção nordeste do Campo de Polvo, primeiro ativo de produção da PetroRio, gerando ganhos de sinergias importantes entre suas operações. As licenças cobrem uma área de 40.000.000 m2 e sua produção diária é de 22 mil barris de óleo leve e 325 mil m3 de gás associado, equivalentes a 24 mil boe/dia. O óleo extraído nos campos é do tipo leve de 28° a 31°API. 
A PetroRio nasce com uma nova cultura corporativa focada no aumento de produção por meio da aquisição de ativos de produção, reexploração e otimização dos Campos de Polvo, Bijupirá e Salema, aumento da eficiência operacional e redução dos custos de produção e das despesas corporativos, assim como a eliminação do risco exploratório. O objetivo maior da Companhia é a geração de valor para seus acionistas com a proteção da sua liquidez e do incremento de receita e lucro, observando um total respeito à segurança e ao meio ambiente. 
A aquisição de Bijupirá e Salema será realizada com parte dos recursos levantados através da 1° Emissão de Debêntures Conversíveis em Ações e de operação de financiamento estruturado, liderada pela Glencore Ltd., subsidiária integral da Glencore PLC. 
A conclusão da transação de compra e venda entre a PetroRio e a Shell está sujeita a determinadas condições precedentes, dentre as quais, a aprovação da cessão dos direitos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.
Clique aqui para acessar o Fato Relevante.
Para informações adicionais, entre em contato com a Área de Relações com Investidores da PetroRio.
1 A denominação social da Companhia permanecerá como HRT Participações em Petróleo S.A., até que a nova denominação social seja proposta pela Administração para aprovação dos acionistas em Assembleia próxima. As ações e GDSs da Companhia continuarão a ser negociadas pelos códigos ("tickers") HRTP3, na BM&FBOVESPA, e HRP, na TSX-V, até que a nova denominação social seja aprovada e os pedidos de alteração de tickers sejam autorizados pela BM&FBOVESPA e pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários. A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre o andamento deste processo.

Sobre a PetroRioA PetroRio é uma das maiores empresas independentes de Exploração & Produção de óleo e gás natural do Brasil. Através de suas subsidiárias, detém 60% de participação e é também operadora do Campo de Polvo, localizado na porção sul da Bacia de Campos, a 100 km a leste da cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro. O Campo de Polvo possui a 7ª maior produção diária de barris de óleo equivalentes do país, com 20.3º API, por meio de três reservatórios produtores. A PetroRio é proprietária, através de suas subsidiárias, da plataforma fixa "Polvo A" e de uma sonda de perfuração de 3.000 HP que operam no campo, estando a plataforma interligada ao navio "FPSO Polvo" que tem capacidade para separação de hidrocarbonetos e tratamento de água, estocagem e transferência de óleo. A licença do Campo de Polvo cobre uma área de aproximadamente 134 km2 com vários prospectos para futuras explorações. Adicionalmente, a PetroRio possui 55% de participação e é operadora em 17 blocos exploratórios localizados na Bacia do Solimões, sendo também operadora em dez blocos exploratórios na costa da Namíbia nas sub-Bacias de Orange e de Walvis. A PetroRio está comprometida em minimizar os possíveis impactos ambientais nos locais onde atua. O compromisso com as comunidades locais passa pela redução dos impactos das operações nas condições de saúde, segurança e qualidade de vida. Para mais informações acesse o site: www.petroriosa.com.br.

PetroRio Relações com Investidores 
Tel: +55 21 3721-3800 | Fax: +55 21 3721-3802
Praia de Botafogo, 370 | 1º pavimento | Botafogo | Rio de Janeiro | CEP 22250-040
email: ri@petroriosa.com.br | website: www.petroriosa.com.br/ri
Contatos RI
Eduardo JácomeTainah Costa
ri@petroriosa.com.br

.