Versão para browser

Dicas para manter a disciplina financeira
O planejamento financeiro é essencial para manter o controle dos gastos, poupar e investir. Mas é necessário revisar periodicamente as contas para certificar se estamos ou não cumprindo com as metas planejadas ou se o dinheiro está escapando.

É importante também verificar se há oportunidades de incrementar o orçamento. Por exemplo, se você tem Imposto de Renda a restituir, é um bom momento para aumentar suas economias. Se a empresa em que você trabalha oferece a possibilidade de adiantar a primeira parcela do 13º salário no pedido de férias, aproveite para quitar dívidas ou investir. Vale a pena antecipar o benefício a qualquer momento do ano.

E lembre-se: a chave do sucesso de um planejamento está na capacidade de equilibrar receitas e despesas. Tenha sempre um objetivo em mente. Isso vai servir como estímulo para manter sua disciplina financeira.

salário-10%
Separe, pelo menos, 10% para investir assim que receber o salário, para não ter tempo de gastar. O ideal é programar um depósito mensal e cumprir com o compromisso.
Anotado!
Anote sempre todas as despesas para saber por onde seu dinheiro está escapando. Se você gasta com cafezinho depois do almoço ou à tarde, por exemplo, aponte esse custo também. R$10,00 por dia, em 252 dias úteis, são R$ 2.520 por ano!
Economize.
Resista à tentação de comer constantemente fora. Como ninguém é de ferro, reserve algum dinheiro para diversão. Mas improvise! Uma reunião em casa com os amigos para dividir uma pizza pode ser muito divertido também.
No cache!
Compre a vista quando conseguir desconto. Esta é também uma forma de poupar. O desconto funciona como um dinheiro que você está economizando. Se conseguir um desconto de 10%, já vale a pena. Afinal, poucas aplicações rendem tudo isso por ano.
Sem cheques.
Evite usar cartão de crédito e cheque pré-datado. Essas formas de pagamento são uma tentação para as compras impulsivas e supérfluas. Utilize-as apenas se tiver certeza de que poderá arcar com a despesa ou em situações de emergência.
Baixe agora a sua planilha de orçamento pessoal

.