Dicas para ficar de bem com seu dinheiro no final de ano!

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a vontade de fazer compras vem com tudo: presente para a namorada, uma lembrancinha para os pais e familiares, sem falar no amigo secreto.

Mas, quando chega o mês de janeiro, vêm as surpresas: o limite do cartão de crédito e do cheque especial estourou, o dinheiro sumiu.

Segundo especialistas em educação financeira, a primeira coisa que se deve fazer antes de sair às compras de Natal é utilizar o 13º salário para pagar as dívidas e, de preferência, a vista.

O que sobrar – se sobrar – pode ser dividido entre as compras e as despesas de início de ano, como IPVA e IPTU.

Feito este planejamento, é preciso ter em mente o que você pretende comprar, pois assim terá mais controle dentro das lojas.
Carteira
OkPesquise preços e condições de pagamento. O valor dos presentes pode variar muito de um lugar para o outro. Não tenha vergonha de pechinchar e pedir descontos.
OkCompre o máximo que puder a vista, o que evita começar próximo ano endividado.
OkVisite feiras de artesanatos e antiguidades. Nesses lugares, é possível encontrar um presente original, com preço adequado ao seu orçamento.
OkSe for comprar com cartão de crédito, faça um orçamento de quanto pode gastar e calcule o valor da fatura para o mês seguinte, assim você não terá sustos e nem precisará optar pelo pagamento mínimo ou parcelamento de fatura.
OkSe for viajar e estiver pensando em parcelar, é importante lembrar que esta será uma nova dívida a comprometer o orçamento durante algum tempo.

.