Crise nas empresas X já afeta parceiros de Eike


Techint, parceira da OSX, demitiu centenas de trabalhadores após cancelamento de encomenda feito pelo estaleiro


Sergio Moraes/Reuters
Instalação da OSX
Instalação da OSX
São Paulo - A filial da Techint, em Pontal do Paraná e parceira da OSX, de Eike Batista, demitiu cerca de 900 funcionários após o cancelamento da encomenda de uma das plataformas que estava sendo construída para o estaleiro. As informações são da imprensa local.
As demissões representam 30% da força de trabalho total da companhia, que contava com cerca de 3.000 funcionários antes dos cortes.    
No início do mês, a OSX interrompeu a construção de uma das duas plataformas que estavam sendo construídas pela Techint. Os contratos entre as duas companhias somavam pelo menos 1 bilhão de reais.
Parceria

No início de 2011, a OSX  fechou uma parceria com a subsidiária do grupo argentino Techint com o objetivo de encomendar o desenvolvimento de duas plataformas fixas, que seriam usadas na exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Campos.O acordo entre elas previa o início da "engenharia básica de duas plataformas fixas (WHPs) que serão construídas e operadas por subsidiárias da OSX", conforme um comunicado divulgado pela OSX, na época à Bolsa de São Paulo.No início deste mês, a SX anunciou a interrupção da construção de uma plataforma. Segundo a companhia, o cancelamento está “em linha com a priorização absoluta da construção da WHP-2”.

.