BNDES está procurando investidores para as empresas de Eike


Segundo Estadão, banco deve priorizar Porto de Açu e mineradora do empresário

Marcos Issa/Bloomberg
O empresário Eike Batista
BNDES está procurando investidores para as empresas X
São Paulo -  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)negou, nesta semana, que tenha facilitado o pagamento de empréstimos das empresas deEike Batista. O banco, no entanto, está disposto a encontrar investidores para salvar o grupo EBX e as prioridades seriam o Porto de Açu e a MMX, mineradora do empresário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, desta quinta-feira.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o BNDES vai participar de forma efetiva na busca por investidores para as empresas do grupo EBX, com exceção da OGX, petroleira de Eike, que soma os maiores problemas enfrentados pela holding. Ainda de acordo com o jornal, as empresas do setor automotivo seriam os principais alvos para investir no Porto de Açu.
No início desta semana, o Estadão informou que o BNDES havia estendido os prazos de vencimentos dos empréstimos das empresas X, a iniciativa tinha como objetivo ajudar Eike.
Alguns dos pagamentos deveriam ter sidos quitados no ano passado e foram adiados para este ano. Em setembro de 2013, por exemplo, a UTE Parnaíba, que tem a MPX como sócia, deveria ter pagado ao BNDES cerca de 240 milhões de reais, a quitação, no entanto, foi adiada para março de 2013.

.