LLX despenca 10,4% na bolsa



Eike Batista desiste de fechar o capital da empresa e ações caem forte na bolsa

Fernando Cavalcanti/EXAME.com
Eike Batista na abertuda de capital da OGX
Eike desiste de fechar capital após laudo indicar preço justo 6,94 e 7,63 reais por papel
São Paulo - As ações da LLX (LLXL3) despencam 10,41% na Bovespa após o empresárioEike Batista desistir da Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações da empresa. As ações chegaram a cair 12,62% na mínima do dia. O empresário desistiu de fechar o capital depois de um laudo de avaliação preparado pelo Bank of America Merril Lynch, instituição financeira escolhida pelos acionistas minoritários para calcular o preço justo da empresa, ter indicado preço entre 6,94 e 7,63 reais por papel.

Eike comunicou à LLX "sua decisão de não proceder com a oferta pública de aquisição de até a totalidade das ações de emissão da companhia em circulação no mercado para fins do cancelamento do seu registro como companhia aberta" junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da saída do Novo Mercado da Bovespa, segundo fato relevante na noite desta quarta-feira.
Ele estava disposto a pagar 3,13 reais por ação da companhia em circulação no mercado, segundo fato relevante da empresa de logística divulgado em 30 de julho. A LLX tem 693.741.377 ações ordinárias, das quais cerca de 54% estão em poder de Batista e cerca de 28,5% nas mãos do fundo de pensões Ontario Teachers Pension Plan.
Prejuízo
Em 13 de agosto, a empresa comunicou um prejuízo líquido de R$ 6,9 milhões de reais no segundo trimestre, ante prejuízo de 15,3 milhões de reais em igual etapa de 2011. A companhia de logística teve um aumento das despesas financeiras devido a maior endividamento referente à contratação de empréstimo ponte junto ao BNDES que elevou o endividamento de 854,7 milhões de reais no período, informou a companhia.

.