Mercado de Balcão, por Alexandre yokoyama



Prezados leitores ,sou Alexandre Yokoyama e vamos falar um pouco sobre o mercado de balção.

Escutamos muito falar em mercado de balcão e onde a nossa empresa atua. Então vamos la,  enquanto a Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão  também  é um mercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.

Em nossa legislação há três tipos previstos de mercados , regulamentação da CVM, especificamente a instrução CVM 461/07, tentou esclarecer essas definições.: mercado de bolsa; mercado de balcão organizado; e mercado de balcão não organizado. 

Entretanto, não há conceito explícito de cada um deles. Os Mercados de balcão não organizado, por exemplo, são considerados aqueles em que as negociações são realizadas com participação de instituições integrantes do sistema de distribuição, que não seja realizada em mercados de bolsa ou balcão organizado. Um conceito residual, embora não se defina o que é um mercado de bolsa ou de balcão.

§ 1o Excluem-se do regime desta Lei:                      (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001) (Vide art. 1º da Lei nº 10.198, de 14.2.2001)
I - os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal;                  (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
II - os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures.                  (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

Em resumo Balcão organizado e bolsa existe olhares fiscalizadores da lei acima , e o mercado de balcão desorganizado considerando, para isso, elementos que poderiam criar situações de risco para os investidores. 
Porem veja bem o nome é dado como desorganizado , mais muitas vezes são mais organizados do que você pode imaginar , porem este nome foi criado pelo mercado e se tornou comum.

Para isso consiste muitas vezes em rendimentos maiores , assim o investidor tem que calcular o grau de risco e o que se torna atrativo para sua carteira ou negocio.
Eu pessoalmente prefiro este mercado onde existe oportunidades e você pode analisar o grau de risco sem contar com a volatilidade da bolsa.

.

.