Destaques do Dia


Inflação IPCA-Janeiro/2018: O IPCA encerrou Janeiro em 0,29%. É a menor inflação para janeiro desde a criação do Plano Real em 1994. Em janeiro a inflação destaca o Tomate com alta de 46%. Combustíveis, principalmente a gasolina que exerceu o maior impacto no índice, seguido pelo etanol e o reajuste dos ônibus urbano e intermunicipais. A previsão do mercado financeiro é de que a inflação de 2018 encerrará em 3,94% abaixo da meta central de 4,5%.

Os investidores devem buscar proteção nesta sexta-feira, por causa da pausa nos próximos dias nos mercados domésticos, em meio ao feriado do carnaval. Afinal, nada mais arriscado do que ficar de fora dos negócios até o início da tarde da próxima quarta-feira,14; em meio à volatilidade no exterior, que, aliás, persiste hoje, diante da nova paralisação do governo dos Estados Unidos.

O Senado aprovou, nesta madrugada, a proposta atrasada para o Orçamento norte-americano para os próximos dois anos, mas a Câmara ainda não votou a matéria, o que pode acontecer nas próximas horas. Até lá, as contas do governo ficam congeladas, provocando o chamado shutdown.

É a segunda vez que o presidente norte-americano Donald Trump enfrenta um “apagão” administrativo no país. Mas a expectativa é de uma rápida abertura do governo, limitando as consequências da paralisação. Com isso, os índices futuros das bolsas de Nova York estão em alta nesta manhã, um dia após um novo tombo em Wall Street, que penalizou o pregão na Ásia.

.