A BM&FBOVESPA através da câmara de ativos disponibiliza o Serviço de Empréstimo de Títulos (SET) para a realização de operações de empréstimo de títulos públicos federais e atua como contraparte em tais operações, assegurando a sua liquidação.

A BM&FBOVESPA através da câmara de ativos disponibiliza o Serviço de Empréstimo de Títulos (SET) para a realização de operações de empréstimo de títulos públicos federais e atua como contraparte em tais operações, assegurando a sua liquidação.
Podem ser negociados por intermédio do SET os mesmos títulos negociados nas demais modalidades aceitas para liquidação pela BM&FBOVESPA.
A BM&FBOVESPA através da Câmara de Ativos disponibiliza o Serviço de Empréstimo de Títulos (SET) para a realização de operações de empréstimo de títulos públicos federais e atua como contraparte em tais operações, assegurando a sua liquidação.
Podem ser negociados por intermédio do SET os mesmos Títulos negociados nas demais modalidades aceitas para liquidação pela BM&FBOVESPA.
  • Permite que o investidor diversifique suas aplicações, contemplando cenários de alta ou baixa de juros e variação da inflação;
  • O título público é considerado de baixo risco quando comparado aos demais títulos disponíveis no mercado; e
  • Única câmara de ativos que possibilita o registro de empréstimo de títulos públicos.
O investidor doador entrega através de um participante habilitado pela BM&FBOVESPA determinada quantidade de um título, para empréstimo por certo prazo, mediante o recebimento de prêmio em dinheiro a ser pago na data de liquidação da operação de empréstimo.
O participante tomador do empréstimo aporta as garantias necessárias de acordo com os requisitos da câmara e recebe determinada quantidade de um título, em empréstimo por certo prazo, mediante o pagamento de prêmio em dinheiro, exigível na data de liquidação da operação de empréstimo.
Os títulos-objeto da operação podem ser livremente movimentados pelo tomador da operação de empréstimo, competindo-lhe restituir ao doador, na data de vencimento, títulos dos mesmos tipos e vencimentos e na mesma quantidade alugada na data de contratação do empréstimo.
Código de NegociaçãoMTTT DDMMAA 000 0NN
M = modalidade operacional de operação de empréstimo, determinada pela letra “M”
TTT = código do título;
DDMMAA = vencimento do título;
NN = indicativo do número de dias úteis contados desde a data de liquidação da operação no Sisbex, inclusive, até a data de vencimento da operação de empréstimo, exclusive, podendo variar de 1 a 66.
CotaçãoTaxa percentual efetiva de rentabilidade ao ano, segundo o critério exponencial, base 252 dias úteis (considera-se o preço de referência da abertura de D+0 para cálculo do valor do prêmio do contrato).
LiquidaçãoFísica e Financeira.
Prazo de LiquidaçãoD+0, a partir da data de negociação.
Lote-Padrão10.000 títulos. Quantidade mínima de 100 títulos.

.