Quando o dinheiro não é suficiente: como estimular a motivação intrínseca

Quando o dinheiro não é suficiente: como estimular a motivação intrínseca

Dinheiro não é tudo. Temos estatísticas para comprovar isso. Empresas e instituições como a Glassdoor, no Reino Unido, a Oxford Academic, em Taiwan e a universidade de Princeton, nos EUA, (só para mencionar algumas) conduziram pesquisas que comprovam isso. De acordo com os resultados, a motivação extrínseca — em outras palavras, dinheiro e incentivos financeiros — só motiva os funcionários até um certo ponto.
Há uma variedade enorme de outros incentivos disponíveis que empregadores e empresas podem oferecer para conseguir o melhor desempenho de seus funcionários. Isso inclui tudo — dos valores da empresa a ter um papel no desenvolvimento de objetivos profissionais de um funcionário.
Então, como a sua empresa pode descobrir e oferecer benefícios para suprir essas necessidades mais profundas e gerar uma motivação intrínseca? Temos algumas ideias.
Defina seus valores
Cientistas e líderes empresariais concordam que as empresas não podem focar apenas em dinheiro: é preciso ter uma missão bem definida. Este objetivo deve ser um ideal que a empresa e seus funcionários trabalham para alcançar.
Cerca de 60% dos CEOs do setor financeiro disseram à PwC que, em 2020, os melhores profissionais irão querer trabalhar para organizações que tenham valores semelhantes aos deles. Da mesma forma, um estudo da Deloitte, em 2015, descobriu que empresas com uma cultura distinta, com a qual os funcionários sentem uma conexão e pela qual se esforçam para alcançar objetivos, são mais bem-sucedidas (com um aumento no lucro de até US$ 2.400,00 por funcionário por ano).Para atingir este ideal, é preciso ser claro sobre sua missão e comunicá-la de forma eficaz para os funcionários. Em suma, a missão precisa ser integrada à organização. Isso pode significar um engajamento com a preservação do meio ambiente, com a instalação de unidades de reciclagem e eventos especiais; ou seu comprometimento com a criatividade por meio da implantação de um escritório aberto sem cabines.
O segredo é garantir que sua organização se oriente por estes valores, seja no escritório ou nas estruturas de gerenciamento, e que os funcionários compartilhem destes ideais.
Liberdade total
Mais do que incentivos materiais, mais e mais trabalhadores estão em busca de um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que ofereça mais liberdade e flexibilidade. Nossa pesquisa mostra que, durante os últimos dois anos, profissionais no mundo todo viram mais consultores (30%), freelancers (29%) e trabalhadores de meio-período (22%) em suas indústrias.
Entretanto, oferecer horas de trabalho flexíveis aos seus trabalhadores não é o mesmo que proporcionar liberdade de carreira. Pesquisas mostram que os funcionários, cada vez mais, precisam sentir que têm autonomia para atingirem seus objetivos. Isso significa oferecer metas transparentes e possíveis de atingir, que trabalhem em conjunto com o desempenho geral da empresa.
Suas equipes precisam ser menos hierárquicas e mais adaptáveis a mudanças. Os gerentes precisam estar a par de tudo e se comunicar frequentemente com a equipe, além de oferecer flexibilidade ao estipular prazos e definir estratégias. Só o ato de oferecer mais escolhas às pessoas, sobre quando e como eles querem trabalhar, já incentiva esta nova estrutura de trabalho.
MetroNaps EnergyPod

Ofereça as recompensas certas
continua sendo importante criar benefícios concretos e vantagens que motivem seus funcionários, mas estes incentivos não precisam ser financeiros. Em vez disso, eles devem estar alinhados com os valores da empresa, assim, seu funcionário sentirá que está atingindo uma meta — tanto para ele, a nível pessoal; quanto para a empresa, numa escala maior.
Embora isso possa variar dependendo do tipo de empresa, há muitas ideias que podem ser adaptadas a situações diferentes. Por exemplo, a LunchClick, uma startup de Singapura, encoraja a colaboração e o espírito de equipe permitindo que os funcionários distribuam recompensas entre eles com as Purple Coins, que podem ser trocadas por vouchers e bônus. Várias empresas, incluindo a gigante de tecnologia Google, oferecem espaços para tirar um cochilo e descansar, além de frutas frescas para beliscar, mostrando assim sua preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Independentemente da abordagem que você escolher para aumentar a motivação, o mais importante é que sua estratégia estimule o engajamento dos funcionários. 80% dos executivos disseram à Deloitte que a experiência dos funcionários é importante para o sucesso das suas empresas. A única forma de se conectar a essa experiência é ouvir as avaliações dos funcionários para entender o impacto das suas iniciativas.

.

.