Pular para o conteúdo principal

Entenda renda fixa em nosso pais.

RENDA FIXA E SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA


Muitos brasileiros têm se mostrado interessados nas aplicações de Renda Fixa. Este mercado cresceu muito nos últimos anos e hoje atinge mais de três milhões de investidores e movimenta mais de R$ 2 trilhões. Na prática, Renda Fixa representa aquele investimento em que as condições de rentabilidade são determinadas já no momento da aplicação.
Investir em Renda Fixa significa emprestar dinheiro para alguém, como banco, empresa ou para o governo. Na contrapartida, você recebe uma remuneração. Quem ganha com isso não é só o investidor. Para quem emite esse título, é uma forma de captar recursos e financiar seus projetos ou negócios, gerando mais oportunidades para nosso País.


CONCEITOS ELEMENTARES SOBRE RENDA FIXA


Aplicações de Renda Fixa atraem pela previsibilidade, mas sempre é bom conhecer o mercado em que você pretende investir para tomar decisões seguras. Observe alguns conceitos que lhe ajudarão a ter uma percepção mais apurada sobre os ativos de Renda Fixa.

Relação risco-retorno

No mercado financeiro, a regra é clara – quanto maior o risco e o tempo que o dinheiro fica investido, maior é o retorno. Títulos de Renda Fixa de longo prazo, por exemplo, tendem a pagar uma taxa de juros maior. É a recompensa para você não mexer naquele dinheiro durante um prazo pré-estabelecido. Investir emRenda Fixa não garante exatamente que você estará livre de oscilações na rentabilidade. Elas podem ocorrer, por exemplo, devido às variações das taxas de juros.

Liquidez

Toda aplicação de Renda Fixa conta com uma regra que define a rentabilidade no ato da negociação e classifica os títulos em pré-fixados, quando os rendimentos já são conhecidos com antecedência; e pós-fixados, quando o rendimento depende de um indexador. Outro detalhe importante é que a remuneração pactuada só vale se respeitado o prazo de vencimento.

Indexador

Vem da palavra “index”, que significa índice. Serve de base para nortear a correção de valores nas aplicações. O mercado financeiro utiliza uma série de índices para atualizar e projetar o resultado dos investimentos, sendo os mais utilizados DI (taxa de juros interbancária), IPCA (índice de preços) e IGP-M (taxa de inflação) e Selic (taxa básica de juros).
VEJA OS MAIS CONHECIDOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS E SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

CDB - Certificado de Depósito Bancário

É a aplicação de Renda Fixa mais popular do Brasil, emitida por bancos e destinada para pessoas físicas e jurídicas com conta corrente. Possui prazo e rentabilidade definidos no ato da negociação.
Vantagens
Remuneração baseada em diferentes indicadores de mercado ; Cobertura do Fundo Garantidor de Crédito ;Não há taxa de administração nem de performance ; Normalmente emitido com liquidez para a pessoa física
 CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários
Título de longo prazo emitido por companhias securitizadoras, com lastro em créditos imobiliários. O investidor recebe o fluxo financeiro destes créditos relacionados a determinado projeto ou empreendimento imobiliário.
Vantagens
Isenção de imposto de renda para a pessoa física ; Não há taxa de administração nem de performance
 Debênture
Valor mobiliário emitido por uma empresa, representativo de sua dívida. Pelo fato de se tornar credor da empresa deão adquirir sua Debênture, o investidor passa a ter o seu capital emprestado remunerado.
Vantagens
Recebimento de juros periódicos ;Resgate do valor principal investido no vencimento ou mediante amortizações ;Possibilidade de investir no desempenho de uma companhia

LCA - Letra de Crédito do Agronegócio


Título vinculado a operações de crédito dos negócios entre produtores rurais, suas cooperativas e terceiros. Emitida por bancos.
Vantagens
Isenção de imposto de renda para a pessoa física ;Cobertura do Fundo Garantidor de Crédito ;Não há taxa de administração nem de performance.

LCI - Letra de Crédito Imobiliário


Título de Renda Fixa emitido por bancos e lastreado por créditos imobiliários, garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária do imóvel. Rentabilidade normalmente atrelada ao CDI.
Vantagens 
Isenção de imposto de renda para a pessoa física ; Cobertura do Fundo Garantidor de Crédito ;Não há taxa de administração nem de performance

LF - Letra Financeira


Grande aposta do mercado, é uma das aplicações de Renda Fixa que mais cresce no Brasil, em parte, devido à força de vendas dos bancos, emissores do instrumento financeiro.
Vantagens
O imposto de renda incide sobre a menor alíquota (15%) ;Não há taxa de administração nem de performance ;Remuneração atrativa, que costuma a superar a do CDB.

PARCEIROS E COLABORADORES UTILIZAM:

.