Melhor fundo da América Latina evita Ibovespa e o Brasil


O Euro Pacific Latin America Fund registrou, este ano, os melhores retornos entre seus pares da região vendendo ações brasileiras

Denyse Godoy e Ney Hayashi, da 
Paulo Fridman/Bloomberg News
Trader trabalha na Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, em São Paulo, no dia 2 de maio de 2008
Trader trabalha na Bovespa: o fundo vendeu ações em empresas de serviços públicos e bancos brasileiros porque o governo aumentou a intervenção na economia
São Paulo - O Euro Pacific Latin America Fund registrou, este ano, os melhores retornos entre seus pares da região vendendo ações brasileiras. O gerente do fundo, Richard Hoss, diz que as ações da maior economia da América Latina continuarão rendendo abaixo do esperado.
O boom de commodities que impulsionou o crescimento de 7,5 por cento do Brasil em 2010, o mais rápido em 25 anos, acabou e não dá sinais de revitalização porque a demanda na China diminui, segundo Hoss, que ajuda a supervisionar US$ 100 milhões em ações de mercados emergentes na New Sheridan Advisors.
O EP Latin America Fund, onde ele é co-gestor, registrou o melhor retorno e a menor volatilidade neste ano entre 11 colegas sediados nos EUA e com foco na região.
O Brasil não conseguiu incentivar a produção nem promover novas indústrias quando os preços em alta das exportações de minério de ferro e polpa quintuplicaram os ganhos no índice Ibovespa nos 10 anos finalizados em 2012, disse Hoss em uma entrevista.
A medição, com um peso de 39 por cento para companhias de commodities como a Vale SA e a Petróleo Brasileiro SA, caiu 26 por cento neste ano, em termos de dólares, sendo a maior baixa entre 20 índices acionários de importância acompanhados pela Bloomberg.
“O Brasil, como outras economias orientadas segundo commodities, antes dele, não aproveitou as boas épocas para diversificar-se”, disse Hoss em entrevista por telefone de Newport Beach, Califórnia. “Essas economias são em certa forma como artistas pop. Elas têm sucesso por período curto, mas se elas não criarem nada novo e diferente após o grande hit, ficarão atreladas a este”.

Comentários

.