Irmã de Eike Batista vende pão de queijo nos Estados Unidos


Monika Fuhrken Batista (foto) criou uma empresa para levar a iguaria brasileira à mesa dos americanos

Por Rafael FREIRE
Irmã mais nova do bilionário Eike Batista e filha do ex-presidente da Vale, Eliezer Batista, Monika Fuhrken Batista está fazendo jus ao histórico empreendedor de sua família, porém, nos Estados Unidos. Ela transformou o que no Brasil é uma receita comum em uma comida exótica que tem conquistado cada vez mais o paladar dos americanos. Em 2010 ela fundou a Mãni Snacks, empresa que vende pão de queijo congelado nos supermercados de São Francisco, na Califórnia. O produto está disponível em três sabores: original, jalapeño (picante) e pizza.

Monika Batista.jpg

Monika vende a especialidade mineira como uma verdadeira iguaria brasileira

Arquiteta com passagens por estúdios de paisagismo no Brasil e no Japão, Monika resolveu mudar-se para São Francisco em 2003, depois da morte de sua mãe, Jutta Fuhrken. Seguindo a tradição da família do pai, que é mineiro, um dos hábitos de Monika era receber seus convidados em casa com pães de queijo como aperitivo. Foi a partir do sucesso que a receita fez com os amigos americanos, é que ela decidiu criar a Mãní Snacks.

Monika Batista - pão de queijo.jpg
A Mãni Snacks vende pão de queijo congelado nos supermercados de São Francisco
Hoje, Monika vende a especialidade mineira como uma verdadeira iguaria brasileira. Uma curiosidade é que na embalagem do produto, há até uma "explicação" de como o cliente deve pronunciar Pão de Queijo: pown-deh-kay-zho. Ao contrário do irmão mais velho, a empresária foge dos holofotes. Procurada por DINHEIRO ela afirmou que "valoriza permanecer anônima" e que "a companhia foi planejada e lançada sem nenhum vínculo (com a família) e funciona hoje por mérito próprio."

PARCEIROS E COLABORADORES UTILIZAM:

.