Credit Suisse sugere agir como Buffett com ações da OSX


Empresa de construção naval de Eike Batista chegou ao menor nível desde o IPO

EXAME

Getty Images
Warren Buffett
Warren Buffett: será que ele compraria as ações da OSX?
São Paulo – As ações da OSX (OSXB3) atingiram o seu menor nível em bolsa desde a venda inicial de ações realizada em 22 de março de 2010 na última sexta-feira, quando os papéis despencaram 6,35%, para 8,99 reais.
A notícia de que a Petrobras cancelara o processo de afretamento, iniciado em setembro, de sete sondas com o grupo norueguês Ocean Rig afetou a empresa de Eike Batista porque ela provavelmente seriaenvolvida na construção das unidades.
Otimistas em relação ao negócio, os analistas do banco Credit Suisse reiteraram nesta segunda-feira o otimismo com o estaleiro e até citaram um conhecido pensamento do megainvestidor Warren Buffett.
“Warren Buffett nos ensinou a ser gananciosos quando os outros estão com medo e medrosos quando os demais estão gananciosos. Estamos gananciosos”, afirmam os analistas Emerson Leite e Andre Sobreira, em relatório.
Apesar de reduzir o preço-alvo de 17 reais para 15 reais aos papéis – valor que sugere um potencial de valorização de 67% -, o banco reafirmou a recomendação de desempenho acima da média (outperform).
Por quê?
Leite e Sobreira admitem que a concretização do negócio representava parte importante na avaliação de valor da companhia e o seu cancelamento remove uma importante expectativa sobre o desempenho futuro. Entretanto, eles ressaltam que o contrato com a Ocean Rig não era o único item que justificava a visão positiva.

“Gostávamos das ações a um preço mais alto e com mais catalisadores, mas ainda gostamos delas agora, apesar de menos catalisadores e significativamente mais baratas”, destacam.
Fechamento de capital
O Credit Suisse lembra em sua análise que há alguns meses surgiu no mercado um boato sobre o possível fechamento de capital em uma oferta a ser lançada por Eike. O empresário tem um acordo com a empresa no qual a OSX pode solicitar um aporte de 500 milhões de dólares ao preço da ação na abertura de capital. O valor seria algo em torno de 32 reais.
De acordo com os analistas, caso tenha a convicção de que mais pedidos entrem na carteira da OSX, então o controlador pode optar em injetar o meio bilhão de dólares.
Caso contrário, a opção de fechar o capital ao preço de 15 reais pode parecer mais interessante. “Em ambos cenários, acreditamos que as ações podem ir bem”, apostam.

PARCEIROS E COLABORADORES UTILIZAM:

.