Resgate da Petrobras torna HRT a maior ganhadora do IBrX


Empresa é ajudada no lucro om as reservas de gás natural na Amazônia

Peter Millard, da 
Germano Lüders/EXAME.com
Plataforma da Petrobras
A HRT e a Petrobras estão estudando gasodutos e outros projetos para transportar combustível da Bacia do Solimões
Rio de Janeiro - A HRT Participações em Petróleo SA registra o maior ganho da bolsa após ter recebido ajuda da Petróleo Brasileiro SA para lucrar com as reservas de gás natural na Amazônia.

A HRT subiu 35 por cento este mês, a maior alta do índice IBrX das 100 ações brasileiras mais negociadas. O rali reverte uma queda anterior que levou a ação a ter o pior desempenho no mercado local. A HRT e a Petrobras estão estudando gasodutos e outros projetos para transportar combustível da Bacia do Solimões, disse ontem o diretor financeiro da HRT, Carlos Tersandro Adeodato.
“Se você não tiver a Petrobras envolvida, não vai a lugar algum”, disse Eric Conrads, que administra US$ 1 bilhão em ações da América Latina para o ING Groep NV, em entrevista por telefone de Nova York. A Petrobras é dona do único gasoduto da área capaz de transportar gás aos consumidores. “A monetização do gás de Solimões foi um bom impulso”, disse ele.
A Petrobras e novas exploradoras de petróleo, como a HRT, OGX Petróleo & Gás Participações e QGEP Participações SA levantaram US$ 76,4 bilhões com ofertas de ações nos últimos quatro anos, após o litoral brasileiro ter sido palco da maior descoberta de petróleo das Américas nas últimas três décadas. As companhias tiveram desempenho pior do que o Ibovespa neste ano, enquanto a Petrobras atrasou projetos, a OGX cortou as estimativas de produção e a HRT encontrou apenas gás e não petróleo nos blocos da Bacia do Solimões.

.