Eike Batista desafia mercado e ações da OGX disparam


Empresário se dispôs a comprar até US$1 bi de papéis com um valor 20% acima do mercado 


Fernando Cavalcanti/EXAME.com
Eike Batista na abertuda de capital da OGX
O empresário Eike Batista anunciou aporte de US$ 1 bilhão nas ações da OGX
São Paulo - As ações da OGX (OGXP3) abriram o pregão de hoje em forte alta, reagindo ao anúncio do empresário Eike Batista de que irá aplicar 1 bilhão de dólares em ações da petroleira. Na máxima do dia, as ações chegaram a uma alta de 7,56%, negociadas a 4,98 reais.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de quarta-feira, Eike informou que a empresa terá o direito de exigir que ela subscreva novas ações ordinárias ao preço de exercício de 6,30 reais casa, até o limite máximo do valor anunciado. As opções poderão ser exercidas até 30 de abril de 2014.
Os analistas Frank McGann e Conrado Vegner, do Bankf Of America Merrill Lynch, enxergam a atitude de Eike como positiva já que uma de suas maiores preocupações no médio prazo para a OGX tem sido a necessidade de financiamento enquanto a empresa caminha para desernvolver mais rapidamente seus ativos. 
Os papéis da OGX encerraram o pregão de ontem negociadas a 5,02 reais, 20% abaixo do valor proposto por Eike. No ano, os papéis acumulavam queda de 66% (ante -0,81% do Ibovespa). 
A queda se explica pela falta de confiança do investidor na empresa. Os papéis da OGX despencaram 41% em apenas uma semana em junho após o mercado receber mal o detalhamento sobre a vazão de dois poços no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos. Após testes, a empresa concluiu que a área tem uma capacidade de vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia para os dois primeiros poços em estágio inicial. O mercado esperava algo em torno de 15 mil a 20 mil barris por dia.
A OGX vai divulgar seus resultados do terceiro trimestre de 2012 no dia 8 de novembro, quinta-feira, após o fechamento do mercado. 

.

.