Petrobras descobre óleo de boa qualidade no pré-sal da Bacia de Santos


 Valor Economico


A Petrobras descobriu petróleo de boa qualidade, com 27 graus API, no terceiro poço perfurado na área da Cessão Onerosa, localizado na região denominada Sul de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos.

Pelo contrato da Cessão Onerosa, a Petrobras tem direito de produzir até 319 milhões de barris de óleo equivalente nessa região.
O poço descobridor, denominado 1-BRSA-1045-SPS (1-SPS-96), fica na porção sul do Campo de Sapinhoá, em lâmina d’água de 2.202 metros, e a uma distância de 320 km do litoral paulista.
“A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de boa qualidade (cerca de 27º API), em teste a cabo, colhidas em reservatórios carbonáticos situados abaixo da camada de sal”, diz o comunicado da estatal.
Atualmente, o poço está sendo perfurado a uma profundidade de 5058 metros, buscando determinar o limite inferior dos reservatórios e identificar a espessura total das zonas de interesse de exploração.
Após a conclusão da perfuração, a empresa realizará um teste de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios, conforme previsto no Programa Exploratório Obrigatório (PEO) do contrato de Cessão Onerosa.

.

.