Mercado espera queda na taxa básica de juros



Caso a Selic caia para 8,50%, como esperado pelo mercado, o rendimento da nova poupança será menor

  
 


Notas de real sobre cenário nacional
Caso a Selic caia para 8,50%, o rendimento dos novos depósitos passaria a 5,95% mais a TR
São Paulo – A expectativa do mercado para a taxa básica de juros, que será divulgada hoje após a reunião do Copom, é de queda, pela sétima vez consecutiva. De acordo com o último boletim Focus, elaborado pelo Banco Central com base em consultas feitas a instituições financeiras, o mercado espera que a Selic caia 0,50 ponto percentual, chegando a 8,50%.
Com a Selic igual ou inferior a 8,50%, a forma de remuneração muda e os depósitos passam a ser corrigidos por 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Quando a taxa é superior a 8,50% - e para depósitos feitos até o dia 4 de maio - vale a regra de rendimento antiga (TR mais 0,5% ao mês).
Essa queda de 0,5 ponto percentual na Selic diminuiria o rendimento da poupança. Hoje, o rendimento da poupança é de 6,17% ao ano mais TR. Caso a Selic caia para 8,50%, o rendimento dos novos depósitos passaria a 5,95% mais a TR.
A expectativa do mercado, segundo o boletim Focus, é que a Selic termine o ano em 8% e, em 2013 chegue a 9,50%. A Selic será divulgada na noite de hoje. Essa será a primeira vez que os votos de cada membro do Copom será divulgado.
A ata do Copom será divulgada na quinta-feira da semana seguinte. A próxima reunião do Copom será realizada nos dias 10 e 11 de julho. 

.

.