Comprei ações e não recebi - isso é normal?


A dúvida: comprei um lote de 1.000 ações e só recebi 200. O que aconteceu?

 

Creative Commons Flickr
Computador exibe dúvida
Dúvida do internauta: Comprei 1.000 ações de uma empresa Small Cap e após quatro dias vi na minha custódia que havia somente 200 papéis. Liguei para a corretora e eles falaram que o vendedor não tinha os papéis para entregar, que o dinheiro já havia sido estornado e que isso é "supernormal". Isso é normal mesmo? E se eu tivesse feito um day trade? Hoje esse mesmo papel está 6,0% mais caro, como fica a minha situação?
Resposta de Paulo Bittencourt*:
Esta situação que você relatou não pode ser considerada normal, apesar de prevista nas regras operacionais de negociação de ações. No passado, quando o ingresso das ordens ficava por alguns minutos desvinculado do bloqueio na custódia, por ser ainda um processo manual, esta situação era mais frequente.
Hoje, com a integração eletrônica, o mais provável é que tenha ocorrido uma falha entre o sistema que capturou sua ordem de compra e o sistema que bloqueou a posição de ações daquele que estava vendendo para você. No final, somente um lote residual de 200 ações estava disponível para ser entregue no preço que você indicou.
Caso você tivesse executado em seguida uma ordem de venda, é possível que o sistema não percebesse e permitisse a venda, uma vez que para ele a compra havia sido efetuada. No final do dia quem teria ficado com somente 200 ações seria o comprador final e não você.
As operações com small caps embutem um risco adicional uma vez que os volumes médios negociados são muito menores que os principais papeis. Por isso é comum variações de preço expressivas seja para cima ou para baixo quando há maior pressão na negociação. Isto explica em parte porque houve uma variação tão grande no preço no dia posterior.
Pode ter ocorrido também que um lote muito maior de ações precisou ser comprado no dia seguinte para entregar a investidores que ficaram sem o papel no dia anterior mesmo havendo registros de que haviam comprado. Uma boa medida nestes casos é solicitar a sua corretora o mapa de negociações da ação do dia em que ocorreu o problema
.

PARCEIROS E COLABORADORES

.